4 Motivos que provam que investir em intercâmbio vale a pena!

Conhecer e dominar um segundo idioma hoje em dia vale muito a pena. 

Seja por motivos profissionais, educacionais ou até mesmo para adquirir conhecimentos, ter um segundo idioma é um “up” a mais em nosso currículo. 

Um dos métodos de colocar à prova e aprender mais sobre determinado idioma é com o intercâmbio, por isso, nesse artigo, vamos mostrar 4 motivos para provar que investir em intercâmbio vale a pena.

No entanto, primeiro precisamos definir como funciona o intercâmbio, suas principais características, bem como se o intercâmbio vale a pena, para que possa tirar suas próprias conclusões.

Intercâmbio vale a pena?

Com o cenário de uma economia globalizada, isto é, o dólar dominando os países, empresas estrangeiras precisam de muitos funcionários para conseguir lidar com a demanda da clientela.

Além disso, se você for pai/mãe de um filho adolescente, deixa-lo fazer um intercâmbio, além de promover um conhecimento maior do idioma do país que foi o destino dele, permite que ele tenha certa autonomia sobre seus horários, entre outras coisas mais.

Ainda nesse ponto, o intercâmbio também permite que você aprimore seu conhecimento e, dessa forma, fique apto para trabalhar com funcionários ou empresas estrangeiras e até mesmo conversar com clientes que são de outros países.

DICA: Faça sua graduação em Administração com até 50% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

Como funciona o intercâmbio?

O primeiro passo que o pai/mãe deve fazer é conversar com o filho e ver para qual país ele deseja ir. 

Caso você seja maior de idade, precisa pensar bastante antes de definir para qual país deseja ir.

intercâmbio vale a pena

Em posse dos países que a pessoa possui vontade de conhecer e estudar, o próximo passo é buscar informações tanto a respeito desse país, como os planos de intercâmbio presentes no país, seja em uma agência ou na Internet.

Feito isso, é hora de analisar um por um e escolher o que melhor se aplica na sua situação.

Posteriormente, a pessoa pela qual vai fazer o intercâmbio precisa realizar algumas etapas como:

  • Exame de proficiência (aquele que fazemos para definir qual o nível de conhecimento, fala e audição de determinado idioma);
  • Observar se há algum edital de bolsa;
  • Preparação dos documentos para se candidatar ao intercâmbio;
  • Adquirir o visto;

Por fim, o principal: definir onde vai morar e compreender a rotina do local em que vai viver.

Normalmente, os planos de intercâmbio são voltados para cursos de idiomas, sendo que estes duram de 2 a 6 meses, e alguns até 18 meses!

Além desse formato, se você está na faculdade, há programas que firmam parcerias ou convênios entre a faculdade e outras no exterior.

Há também o intercâmbio remunerado para aqueles que querem realizar um intercâmbio, porém não possuem condições de se manter fora do país. 

Nesse caso, a pessoa precisará trabalhar durante as férias. 

Os principais locais de trabalho são parques temáticos, estações de esqui, restaurantes e hotéis. 

Mas, para participar desse modelo, a pessoa precisa ser universitária e ter no máximo 26 anos, além da viagem acontecer exatamente nas férias do período acadêmico.

Agora, munidos dessas informações, vamos listar 4 motivos que provam que investir em intercâmbio vale a pena.

1º Motivo: Aprender outro idioma

Esse motivo parece ser o principal na hora de jovens e adolescentes escolherem realizar o intercâmbio não é mesmo? 

No entanto, cabe ressaltar que os jovens, com seus pais precisam ter em mente qual seu país de destino. 

Se seu filho quer dominar o inglês é aconselhável que escolha o Reino Unido ou os Estados Unidos e assim sucessivamente para os outros idiomas.

2º Motivo: Amplia a visão de mundo

Esse segundo motivo, seja para jovens e adolescentes ou acadêmicos é muito importante, pois ao visitar outro país, sua networking, isto é, conhecer outras pessoas de outros países, é ampliada, podendo ter chances de, em casos futuros, conseguir arrumar empregos nesses países ou até mesmo em outros, fazendo valer o intercâmbio.

intercâmbio vale a pena

3º Motivo: Faz diferença no currículo

Complementando o motivo acima, se você for um acadêmico que está pensando em realizar intercâmbio, este motivo com certeza te influenciará. 

Ter um certificado de segundo idioma ou um intercâmbio vale muito ao se candidatar para determinados empregos, principalmente se a empresa possui contratos com clientes estrangeiros. 

Portanto, não pense duas vezes antes de fazer um intercâmbio!

4º Motivo: Proporciona novos desafios

Por fim, o último motivo também é importante, pois ao morar fora, seja adolescente ou adulto, a rotina será diferente da habitual, além disso, você precisará lidar com vizinhos que falam o idioma do país de origem, supermercados com produtos em inglês ou do idioma de seu país, então precisará encarar esses desafios caso queira que seu intercâmbio valha a pena!

Conclusão

Portanto, realizar um intercâmbio, além de ser importante para o domínio de uma segunda língua, contribui para seu currículo e, principalmente, para sua vida. 

Se você, que está lendo esse texto, é um pai/mãe que está procurando informações sobre como funciona o intercâmbio para seu filho e ainda assim está preocupado, pense que seu filho irá aprimorar suas habilidades em outros países.

Então, esses foram os principais motivos e, claro, há outros igualmente importantes que podem te mostrar o quanto um intercâmbio vale a pena. 

Se gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais e deixe seus comentários!